quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Adão versos Cristo


"Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.” I Co 15: 45.

Adão e Cristo são os dois personagens de maior importância para a interpretação bíblica. 
Grande parte das parábolas de Jesus e das figuras do Novo Testamento são referências específicas aos eventos no Éden e da cruz, ilustrando as conseqüências destes eventos para a humanidade.
Um exemplo é a parábola dos 'dois caminhos', que, implicitamente, faz referência as conseqüências decorrentes dos eventos que sucederam no Éden e na cruz. 
Observe: Adão foi feito (criado) alma vivente, porém, após desobedecer a determinação divina passou a condição de morto perante Deus. A 'nova' condição de Adão após a queda passou a ser de sujeição ao pecado pela natureza adquirida.
A sujeição ao pecado deixou Adão em inimizade com Deus, e por causa da condenação deixou de ser participante da vida que há em Deus e passou a viver para o mundo e suas concupiscências (morto para Deus e vivo para o mundo).
Todos os nascidos de Adão (nascidos da carne, vontade do varão e do sangue) passaram a condição de filhos da ira e da desobediência. Todos os homens estavam destituídos da glória de Deus, pois todos pecaram.
Esta condição pertinente à toda humanidade é ilustrada através da parábola das duas portas e dos dois caminhos, ou seja, todos os homens ao nascerem, por serem descendentes de Adão, entram pela porta larga, e seguem pelo caminho espaçoso que conduz à perdição - Mt 7: 13.
Em Adão todos os homens morreram e destituídos estão da glória de Deus. 
Em Adão, a 'porta larga', todos os homens seguem o caminho de perdição. 
Todos os homens morreram em Adão e passaram a viver para o pecado, para o maligno e para o mundo.
Porém, através do último Adão, que por Deus constitui-se espírito vivificante, todos os que crêem entram pela porta estreita, ou seja, nascem de novo. São criados por Deus em verdadeira justiça e santidade, segundo o poder concedido através do evangelho, sendo feitos (criados) filhos de Deus - Jo 1: 12.
Estes passam a trilhar o caminho estreito que conduz à vida. 
O caminho é estreito e poucos entram por ele, ou seja, quando se fala em quantidade, muitos vem ao mundo segundo Adão, e poucos são os que crêem para a salvação, segundo o último Adão, que é Cristo.
Em números absolutos, em Adão todos morreram, e em Cristo, o último Adão, todos quantos crerem também morrem. 
Em Adão toda a humanidade morreu e passou a viver para o mundo, em Cristo, o último Adão, todos os que crêem, morrem para o pecado, para o maligno e para o mundo, e são de novo criados, e passam a viver para Deus.
Outro exemplo, é a figura dos vasos, conforme Paulo escreveu aos Romanos...

 “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” - Rm  9: 21. 

Como entender esta figura apresentada por Paulo?

Sabemos que Deus é o oleiro, e é Ele que detém o poder sobre o barro, que é o homem. 
Todos os homens decorrem de uma mesma massa, ou seja, todos são alma viventes conforme Adão.
Todos os homens que vêem ao mundo são criados pelo poder de Deus, porém, por serem descendentes de Adão, todos são feitos vasos para desonra. 
Todos os descendentes de Adão são vasos para ira, preparados para perdição, e através deles, Deus demonstra a sua ira, e dá a conhecer o seu poder, suportando-os com muita paciência.
Deus chama pacientemente os vasos preparados para a ira a fim de torná-los vasos para honra, ou seja, o evangelho é o chamado de Deus a todos os homens nascidos segundo Adão. 
Todos os cristãos foram chamados por Deus, e neles é demonstrado o poder de Deus e as riquezas de sua graça. 
Todos os que são chamados e crêem são os vasos de misericórdia, e, portanto, vasos para a honra.
Observe que, tanto os nascidos em Adão e os nascidos em Cristo constituem-se vasos e são formados da mesma massa...

“Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.” - I Co 15:46

Todos os homens precisam ser feitos almas viventes (homem natural), para depois serem criados espirituais (homem espiritual).
Quando criados, os homens naturais passam à condição de escravos do pecado, por causa do pecado de Adão. 
Percebe-se então que, o grande diferencial é que, os nascidos segundo Adão são vasos para a desonra, e os nascidos em Cristo são vasos para honra.

Ao deparar-se com parábolas e ilustrações como as apresentadas acima, terá um entendimento segundo uma concepção humana, e permanecerá enfatuado, segundo uma carnal compreensão.
Muitos interpretam que a porta é larga porque as pessoas do mundo estão entregues aos prazeres, são sensuais, céticas e criminosas. Entendem que a porta é larga por não apresentar 'dificuldades' ou condições para entrada, e que o caminho estreito está diretamente relacionado com dificuldades, proibições, restrições de ordem moral, comportamental e religiosa.
Entendem que, para trilhar o caminho estreito, ou que, para entrar pela porta estreita basta seguir preceitos religiosos, cumprir leis nacionais, ou seguir filosofias de vida.
Diante deste entrave surgem muitas religiões, igrejas e denominações. Se avolumam os discursos sobre disciplina, sofrimento, penitências, orações, rezas, moralidade, santidade, serviço, pró-atividade. As qualidades procedentes do ego humano são louvadas insistentemente, como: coragem, determinação, empenho, disciplina, resignação, etc.
O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e força outros a seguirem o que preceituam como necessário à salvação. 
Estabelecem padrões de justiça e santidade a ser seguido. 
Procuram lições provenientes do paganismo e das filosofias humanas.

Não observam que o 'melhor' da religião, da lei, da moral, do comportamento não faz o homem agradável a Deus, e por tanto, a recomendação de Jesus.
O mundo ainda continua apegado a elementos fracos e pobres, que não pode livrar o homem da condição de sujeição ao pecado.

Esquecem de observar o que Jesus disse a Nicodemos...

“Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer de novo, não pode ver o reino dos céus.” - Jo 3: 3

Paz e bençãos.
Mi Martins

Texto de Claudio Crispim
Retirado do blog Estudos Bílicos Gospel Mais
Adaptado por Mi Martins


3 comentários:

  1. Mi querida, que o Senhor continue lhe dando sabedoria e motivação para levar o evangelho em verdade pela internet e a aqueles que estão proximos a ti. Que o Pai lhe dê um coração transbordante de alegria, paz e amor Ágape! Amo vc, enorme beijo!

    ResponderExcluir
  2. Mi querida, que o Senhor continue lhe dando sabedoria e motivação para levar o evangelho em verdade pela internet e a aqueles que estão proximos a ti. Que o Pai lhe dê um coração transbordante de alegria, paz e amor Ágape! Amo vc, enorme beijo! Dayane

    ResponderExcluir
  3. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir