sábado, 12 de novembro de 2011

Racha o Tobias !!!




O livro – A FORÇA DA JUVENTUDE – de Dom Rafael Lano Cifuentes, conta a história de “Tobias”, que me chamou muito a atenção porque, durante um bom tempo, vivi muito presa ao meu passado e não fazia dele um trampolim para o futuro, não aceitava muito o presente e resignava-me, não me abrindo ao “novo” que Deus queria me mostrar. 
Só que um dia, tive que rachar o Tobias !!
Você deve estar se perguntando...
Mas o que é RACHAR O TOBIAS?  
Bom, então, vamos lá! 
Leia com atenção a história abaixo:

Li, há tempos, uma interessante crônica na “Folha de São Paulo”. Numa cidadezinha do interior, uma professora estadual enviuvou de um conhecido vereador chamado Tobias, a quem amava muito. Os amigos do vereador fizeram uma “vaquinha” e deram de presente à viúva um austero busto de madeira com a figura de Tobias, que foi colocado solenemente na sala.
Todos os dias a moça podia ser vista depositando flores na tumba do seu amado Tobias. E eis que começou a aparecer no cemitério outro viúvo, triste e enlutado, que, perto da professorinha, chorava também o seu amor perdido. As coincidências se repetiram. Fizeram amizade.
A professorinha, um belo dia, foi seguida pelo seu triste companheiro de aflições até a casa onde ela morava. Foi convidado a tomar um cafezinho. Na sala encontrou o visitante, o rosto de Tobias que o fuzilava com o seu olhar.
As visitas se reiteravam. A amizade crescia. Mas, entre os dois, havia algo que os distanciava: era o olhar severo de Tobias. Um dia Maria – a empregada – disse que não podia fazer o café porque faltava lenha (a cozinha naquela casa antiga do interior evidentemente tinha fogão a lenha). Faltando lenha, não haveria café; faltando café, a conversa não se justificava…De repente, a empregada ouviu uma voz cava que saía do fundo da garganta da professorinha:
– “Maria, RACHA O TOBIAS”!
– Que disse a senhora? Que faça lenha com o busto de Tobias?
– “Isso mesmo”!, repetiu de forma incrivelmente decidida a professorinha: “RACHA O TOBIAS!”
A partir daquele momento, a sombra agourenta de Tobias desapareceu… 
A amizade virou namoro… 
E o namoro, casamento.
Através dessa história, posso perguntar: 
Qual é o seu “Tobias”? 
Qual é a sombra que paira na sua vida? 
Que mágoa, que decepção, que medo, que derrota o PRENDE AO PASSADO? 
Que complexo, que nostalgia, que rancor, que frustração o impede de correr agilmente para o futuro?
Se quisermos viver cheios de vitalidade e esperança, não podemos carregar os mortos do passado. 
Jesus nos diz no Evangelho: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; vem e segue-me” - (Mt 8,22).
Seguir o Senhor, livres dos mortos do passado – liberados do peso da nossa corcunda – ligeiros como os atletas, correndo livremente para o ideal do nosso futuro.
Mas, para viver assim, é preciso aprender a se renovar, ou melhor, aprender a levantar após as quedas e os fracassos.
Diante dos acontecimentos do passado, todos sofremos decepções e contrariedade; todavia, diante deles, uns desanimam e outros se agigantam; para alguns, os fatos se tornam uma muralha intransponível e para outros, um desafio que os faz viver uma vida cheia de vitalidade e esperança, porque fizeram até mesmo dos fracassos pontes para construírem um futuro melhor.
Lembre-se:
Racha o "Tobias" !!!
O "Tobias" que está te tornando um velho decrépito, e passe a viver livre dos FANTASMAS DO PASSADO.
E você?
Pense profundamente nisso...e reaja !
Qual o seu "Tobias" que precisa ser rachado?
(Texto de autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário