sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Não quero ser uma estátua de sal !


Olá amados,
No capítulo de Gênesis, contido na bíblia, vemos muitas coisas interessantes, mas eu destaquei o capítulo 19 que contém uma passagem bem significativa pra mim.
Neste trecho, podemos nos deparar com um mundo caótico e dominado por todos os tipos de pecado.
As cidades de Sodoma e Gomorra se encontram perdidas numa nuvem de maldades, crueldades, violência e libertinagem, nada é proibido, tudo pode.
Temos um vislumbre de um Deus insastifeito e zangado com tudo que acontece, e que por isso, decide acabar com toda a cidade, derramando sua fúria.
Mas no meio de toda aquelas pessoas perdidas, se encontra Ló, filho de Abraão, a escritura diz que Deus teve piedade deste bom homem, e resolveu salvá-lo juntamente com sua família.
Sabemos que dois anjos foram enviados a sua casa, para lhe informar que Deus orientou que fugissem, pois iria chover fogo sobre ambas as cidades e tudo seria destruído.

"E ao amanhecer os anjos apertavam com Ló, dizendo: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo da cidade.
Ele, porém, se demorava; pelo que os homens pegaram-lhe pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade.
Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças.
Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor!
Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e tens engrandecido a tua misericórdia que a mim me fizeste, salvando-me a vida; mas eu não posso escapar-me para o monte; não seja caso me apanhe antes este mal, e eu morra.
Eis ali perto aquela cidade, para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu me escape para lá (porventura não é pequena?), e viverá a minha alma.
Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar.
Apressa-te, escapa-te para lá; porque nada poderei fazer enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
Tinha saído o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.
E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra.
Mas a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal." - (Gênesis 19:15-26)

Nossa, que surpreendente tudo isso!
Desde de o começo do capítulo, fica nítido que Deus se irritou com a desobediência desse povo, que ignoram as regras Dele e vivem como bem querem, maltratando uns aos outros.
O texto nos fala o suficiente, nos retrata que o coração de Deus é misericordioso, ele vê a família de Ló, reconhece que são pessoas de bem e decide salvá-los, mas para sua surpresa, mais uma vez, Ele presencia a desobediência, naquela mulher.
Não olhem para trás !” - Esta foi a recomendação dos anjos!
Fujam para os montes e não se voltem para a destruição da cidade, esta era a ordem específica, mas, a mulher de Ló olhou e se tornou uma estátua de sal.
Não sabemos como isso realmente ocorreu, não temos os detalhes, se foi por distração ou até mesmo por apego as suas coisas, já que toda a sua casa, suas coisas, seus vizinhos, sua cidade, seus amigos, tudo...toda a sua vida, estava lá atrás, sendo consumida por fogo naquele momento.
Se nos colocarmos em seu lugar, sentimos que é uma situação muito difícil, deixar tudo para trás e esquecer, mas o fato importante aqui, é que esta mulher desobedeceu ao Senhor Deus, mesmo que sem querer, ela olhou para trás e, como nos conta o texto, virou uma estátua de sal.
Agora, se mudarmos nossa visão desta situação, sabemos que existem muitas maneiras de olhar pra trás, podemos fazer isto de maneira física, virando nosso corpo e pescoço e voltarmos nossa visão ao que está atrás de nós; ou ainda no sentido pessoal, levando nossos pensamentos longe, a um tempo diferente do nosso, recordando e de certa maneira, revivendo e voltando a observar coisas e fatos que já se passaram.
O mais impressionante é pensar...
Por que a mulher de Ló, ao olhar pra trás, foi transformada em sal ?
Bem, o sal, além de outras coisas, é usado para desidratar a carne, deixá-la seca.
Isto é, esta mulher ficou petrificada pela aridez e a desolação do sal.
Muitos vivem assim ainda hoje, paralisados por atos cometidos por outros, amedontrados por tragédias que sofreram, magoados por palavras que já não são mais ouvidas, cegos por imagens que não podem ser mais vistas.
É por isso que em certas situações e casos, faz mal focarmos nossos olhos no que se foi e ficar preso ao passado.
Esta mulher serve de exemplo para nós, pois ela morreu ali…naquele momento... transformou-se em sal, em pedra, ficou seca.
Todos os dias, pessoas tornam-se estátua de sal, por não conseguir superar as experiências ruins de sua história, que servem somente como ensinamento, NÃO como lembrança.
Precisamos ter sabedoria para viver, olhar só pra frente, para nosso futuro, principalmente quando o passado não tem muito a ensinar, a inspirar.
Em nossa vida tanta coisa acontece, são tantas memórias amáveis...coisas boas de se lembrar, que nos traz alegria e felicidade.
Temos que aprender a manter nossa mente sadia e controlada o máximo possível, pois não temos como esquecer as coisas ruins que nos ocorre, mas podemos optar por NÃO valorizá-las, e lembrar que o choro de uma noite, acaba pela manhã.
Como diz o desenho:
O ontem é história.
O amanhã é um mistério.
Mas o hoje é uma dádiva, e por isso se chama presente.
Bonito e real, não é ?
Devemos recordar os momentos alegres que nos traz bem-estar e que adoçam nossa rotina, deixando para trás o que salga e resseca nossa vida.
Temos que viver o hoje.
Viver o agora.
Viver o presente.
Fixar nossos pensamentos nos planos maravilhosos de Deus para nós, naqueles sonhos que Ele  ainda está “gerando”, mas que certamente, há de se realizar!
Sonhar e visualizar um futuro de vitórias.
Paz e bençãos.
Mi Martins

2 comentários: