quarta-feira, 13 de julho de 2011

Deus de provisão

Olá amados,

Hoje assisti com minha filha o Dvd do Diante do Trono Crianças, e uma musiquinha infantil falou ao meu coração, e me recordou de uma passagem da bíblia bem pequena, mas muito grande em ensinamento...

O profeta Eliseu aumenta o azeite de oliva – (2 Reis 4)

1 - E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
2 - E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3 - Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4 - Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
5 - Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
6 - E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
7 - Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Imagine-se na situação desta mulher, viúva, em uma época onde as mulheres eram discriminadas, e ainda com dois filhos para criar.
E como se não bastasse toda a situação do luto e perda, o governo lhe deu uma intimação, ou ela pagava a dívida, ou seus filhos seriam levados como escravos.
Aquela mulher estava angustiada até a morte, com seu coração dolorido, sem saber o que fazer para sair daquela situação.
A palavra nos diz que seu marido temia ao Senhor, isto é, era um bom homem, então podemos deduzir que esta mulher era uma mulher de Deus.
Desesperada, ela foi atrás de alguém que realmente tivesse sabedoria, e que pudesse ajudá-la, um profeta de Deus.
O profeta Eliseu foi um homem abençoado, bondoso e realizador de grandes milagres, ele viu a aflição visível daquela mulher, ele a escutou com cuidado e se comoveu ao ver sua terrível situação, lhe perguntando o que ela tinha em casa.
Sua ligação com Deus era fantástica, a Bíblia nos conta feitos maravilhosos deste homem, seus milagres e sua confiança na liderança do Pai, que comandava o caminho a seguir.
E eu acredito que assim foi feito, ele pediu a resposta de Deus, que lhe ditou o que aquela mulher deveria fazer, e a partir daí, queridos, já não era mais com Eliseu, a mulher deveria por em prática sua fé inabalável em Deus.
Ela teria de ir para casa com seus filhos, pedir vasilhas vazias emprestadas aos seus vizinhos e levar para casa.
E na sua casa, ela e seus filhos, assim como Deus gosta, juntos, unidos, deveriam praticar sua fé, e o milagre aconteceria.
Eles acreditaram.
Eles não duvidaram.
Eles fecharam a porta de sua casa, e com um pouco de azeite existente dentro de um pote na dispensa, eles encheram vários e vários potes.
Queridos, foi o milagre da multiplicação !
O azeite não acabava !
Glória a Deus !
Eles acreditaram e o milagre aconteceu.
Simples assim.
Quando o ultimo pote ficou cheio, e o azeite acabou, a mulher voltou para falar com o profeta, que lhe disse para vender o azeite e pagar as dívidas e o resto, ela deveria administrar como um negócio.
E pronto !
Aquela mulher que não tinha perspectiva de nada, estava triste e angustiada com a probabilidade de perder a única coisa que tinha lhe restado, seus dois filhos; agora era uma empresária do ramo de azeite.
E isso, meus amados, era muita coisa !
As grandes riquezas de Israel, são descritas com frequência na Bíblia como o trigo, o vinho e o azeite de oliva, que representavam a base da dieta e o esteio da eocnomia.
No tempo da conquista romano-judéia, a azeitona e seus óleos, eram itens básicos da alimentação do povo judeu, mesmo a dos mais pobres. No azeite constituia, também, o principal combustível para iluminação, além de ser usados na unção sagrada, na medicina, na higiene, e na fabricação de cosmésticos.
Na época de Jesus, cultivavam-se tantas oliveiras na região de Jerusalém, que o azeite se tornou o principal produto de exportação.
Assim, não é sem razão que aparecem tantas referências à oliveira e ao azeite em textos bíblicos.
E isto nos diz que esta mulher, pode ter prosperado muito financeiramente !
A Bíblia não fala mais nada sobre ela e seus filhos, mas nós podemos supor, não é ?
Ela continha em casa várias vasilhas com azeite.
Que milagre !
Que virada na história de vida dela.
E é assim a promessa de Deus para nós...

“…Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei…” - Mateus 25:21

Oh, aleluias !
Isso me lembrou de uma canção...
"Deus de aliança, Deus de promessas...
Deus que não é homem pra mentir..."
Ah, que benção !
Queridos, creiam !
 Deus é fiel em sua palavra, e cumpre suas promessas.
Que a história desta mulher sirva de consolo e exemplo para nós no dia de hoje.
Deixo abaixo o vídeo deste louvor abençoado, no qual me referi, para vocês tomarem posse destas palavras.
Paz e bençãos.
Mi Martins

(Fontes: Site Estudos Bíbicos e A historia do azeite - SENAC)

 

Um comentário:

  1. Adorei.
    Foi um texto legal e informativo.
    Eu não sabia de tudo isso sobre o azeite!!!!!!!!
    Muuuuuuuuuuito legal!!!


    Beijinhos Da Nininha
    ~~~~~~~~~ ~~ ~~~~~~~

    ResponderExcluir